No km 87 da BR-262 fica localizado Aracê, um vilarejo muito charmoso na região de Pedra Azul. Ao entrar no trevo e descer a estrada um pouco mais de 400 metros você chega no espaço que é considerado o centro do lugar. Esse cantinho vem ganhando importância no turismo local por ainda preservar os hábitos dos primeiros moradores italianos da região e ainda assim oferecer opções turísticas. A combinação deu certo.


Aracê


Aracê


O primeiro estabelecimento que você chega pela estrada é a Casa do Compadre do celebrado designer Ronaldo Barbosa, onde estão peças de extremo requinte muitas delas produzidas ali mesmo na região em seu ateliê. Mesmo pequena a Casa tem muitas obras em seu interior e é um bom lugar para escolher um presente para alguém especial ou para levar peças de decoração para sua própria casa.


Aracê


Bem em frente à Casa do Compadre funciona o Entreposto 87, um restaurante misturado com barzinho que é o local preferido dos moradores da região e dos hóspedes que estão em Aracê. O Entreposto abre de quinta a domingo, serve petiscos variados e em porções menores lembrando muito os “tapas” servidos na Espanha o que permite experimentar vários pedidos ao longo da noite. Repare nos ladrilhos hidráulicos usados no chão, são os originais de quando o imóvel era uma venda abastecida por tropeiros. Os balcões e portas também são da mesma época.

Aracê é um dos melhores lugares para se hospedar, pois está a dois minutos da Rota do Lagarto oferecendo uma experiência menos comercial do lugar aonde ainda se veem os descendentes de italianos jogando bocha ao ar livre, sem raia, na praça de Aracê. Boa parte das pessoas ali são moradores do lugar e não turistas. Para se hospedar existe a Villa Miramonti, com seus apartamentos totalmente mobiliados para temporada, é a opção perfeita para quem prefere ficar por um período um pouco maior, apesar de ser possível ficar também apenas um final de semana. Os apartamentos são amplos, claros e limpos e muito bem avaliados pelos hóspedes. Existe também a Pousada Aracê, muito tradicional e muito elogiada pelos que lá se hospedaram. Em Aracê também existe uma casinha amarela para temporada, também completamente mobiliada. Qualquer das opções que você escolher terá sido uma boa escolha. Todos estabelecimentos são de pessoas que moram ali e estão sempre por perto para acolher o visitante.


Aracê


Aracê


Entre a casinha e a Villa Miramonti existe um pequeno bar. Se você gosta de torresmo, esse é o lugar para comer um bem quentinho e frito na hora. Durante os finais de semana os donos fazem uma comida caseira muito saborosa e o preço é excelente. O lugar perfeito para um almoço verdadeiramente local.


Aracê


Aracê


Aracê


Aracê segue bem o padrão das antigas comunidades do interior, tem uma igreja católica no centro em cima de um morro, um campo de futebol muito bem cuidado para uso público e uma escola municipal. As casas ao redor são de moradores e uma ou outra é de alguém “de fora”, como os locais falam. Seguindo pela estrada, após passar o campo de futebol a vocação passa a ser a agricultura, especialmente o cultivo de hortaliças, isso fica evidente ao passar por esses campos de alface.


Aracê


Aracê


Aracê


Aracê


A paisagem nesse vale é muito bonita, ande devagar e observe. Um pouco mais a frente fica o condomínio Cerro Azul, um dos primeiros de Pedra Azul, local escolhido por muitos amantes dessa região para construírem sua segunda casa, seu refúgio de final de semana. Continuando o passeio, a produção agrícola dá lugar a pequenos sítios e casas e também reserva bonitas paisagens. Seguindo por essa estrada é possível sair novamente na BR-262 em um outro ponto no KM 85.


Aracê


Aracê


Aracê


Aracê